Sintomas de pressão alta e baixa quais os sinais como identificar e tratar

Como reconhecer os sintomas da pressão alta. A hipertensão arterial é um problema que atinge 36 milhões de brasileiros. Sendo a maior parte deles, 60% idosos. Outros números assustadores são que 50% das mortes cardiovasculares são por causas relacionadas a hipertensão.

Ela é uma doença silenciosa e poucos desenvolvem alguns sintomas. Por isso não confie só nos sintomas, faça a medição regularmente para medir a pressão. Só lembrando que antes de medir, descanse por 5 minutos se veio andando a pé ou de bicicleta. Espere os batimentos cardíacos se normalizarem para medir.

A hipertensão é uma doença perigosa e seus sinais só são perceptíveis quando está bem avançada. Para saber com certeza se é hipertenso só medindo sua pressão. Para que o tratamento seja eficaz, o diagnóstico tem que ser rápido, quanto mais cedo melhor para fazer o tratamento.

Jovens crianças podem desenvolver a doença, elas também devem fazer a mediação regularmente. É por isso que em todas as consultas a partir de um ano de idade o medico pediatra mede a pressão das crianças.

A pressão normal de uma pessoa é 12 por 8. Acima de 15, pode apresentar alguns sintomas.

Confira a frequência de intervalo da mediação, essa frequência é para pessoas que já sabe qual é sua pressão. Para quem ainda não sabem, tem que fazer a medição principalmente se já tem sintomas.

  • 12×8, ou 12 por 8: Medir uma vez por ano
  • 14×9: ou 14 por 9:Medir uma vez a cada 6 meses
  • 15×10: ou 15 por 10: está alta procure um médico
  • Acima disso a medição deve ser feita em intervalos menores e seu médico quem fazer dizer com que frequência.

Saiba que se você não tem o habito de medir, está fazendo uma bobagem, é um procedimento simples que pode ser feito em farmácias. Para casos avançados o tratamento é a base de remédios e seu médico que vai avaliar seu caso e prescrever o medicamento.

O médico que trata de hipertenso é o Médico Cardiologista.

O que é, o que causa pressão alta arterial?

O mecanismo funciona assim; o coração bombeia o sangue pela veias e artérias sobre uma pressão normal que é 12 por 8. Durante esses bombeamentos e ela contrai e expande mandando sangue pelas artérias. Ele tem picos de alta e baixa mas, quando aumenta acima disso, o coração tem que fazer uma força excessiva para bombear o sangue pelo corpo. A hipertensão faz o coração se dilatar comprometendo esse bombeamento de sangue.

Não tem um único fator que causa a doença, são vários fatores como: Sedentarismo, má alimentação, ant-concepcional, problemas renais, excesso de peso e noites mal dormidas constantemente.

Veja quais os principais sintomas que indica a hipertensão e seus sinais

os sintomas podem ser dor na nuca
Como já dissemos os sintomas na maioria das vezes ou quase sempre só são notados quando a hipertensão já está avançada. E seus sinais são:

  1. Tontura e dor de cabeça;
  2. Enjoo;
  3. Dor na nuca;
  4. Sonolência;
  5. Pontos de sangue nos olhos;
  6. Visão turva ou dupla;
  7. Insuficiência renal;
  8. Zumbido no ouvido;
  9. Palpitações no coração;
  10. Respirar com dificuldades.

Esses sintomas são os mais comuns em pessoas hipertensas. Se você não sabe que tem a doença e apresenta algum ou mais de um desses sintomas, procure um médico imediatamente. A hipertensão arterial pode ser tratada com medicamentos indicado pelo médico. Seu diagnóstico prematuro os tratamentos são mais eficazes e poderá levar uma vida normal.

Como controlar a hipertensão arterial com exercícios físicos

De todos os procedimentos para controlar a pressão, a atividade física é de longe a melhor opção. O sedentarismo tem muitos malefícios, um deles é o endurecimento das artérias. Quando isso acontece, a passagem do sangue pelas artérias fica comprometida sobre garreado o coração.

Os exercícios físicos são uma maravilha para o coração, caminhas, correr, exercícios aeróbicos e outros que aceleram o coração também são recomendados. Uma pratica regular de exercícios faz o coração desenvolver novos vasos sanguíneos para dar conta de bombear o sangue. As artérias coronárias ficam mais exuberantes quando você pratica exercícios físicos regularmente.

Fatores de risco para quem tem pressão alta

  1. Outros fatores de risco para os hipertensos além do sedentarismo é a obesidade. A pessoa obesa tem um acumulo de tecidos gordurosos que dificulta a circulação do sangue nas veias e artérias, sobrecarregando o coração e fazendo ele se esforçar mais que o normal para circular o sangue no corpo. Nesse caso os sintomas podem ser falta de ar indicando uma possível pressão acima do normal.
  2. Fumar também é sem duvida um grande risco para quem tem essa doença. A substância nicotina faz os vasos se contrair obrigando o coração bater mais rápido. As artérias do fumante tende a ficar lesadas com o tempo por causa dos agentes do fumo.
  3. O alcoolismo também é um fator de risco para quem tem hipertensão arterial, no entanto beber pequenas doces de álcool não prejudica o hipertenso.
  4. Estresse também pode fazer aumentar. Leve uma vida mais tranquila e se alimentem melhor, essas dicas simples podem te poupar preocupações no futuro.
  5. Sal, esse sem duvida faz sua pressão arterial aumentar rapidamente.

Alimentos que controlam a pressão reduzindo os sintomas

alimentos

De preferencia em alimento ricos em potássio, manga, banana, alcachofre, abacate, abobora, água de coco e frutas secas.

  1. Frutas frescas em geral;
  2. Azeite de oliva extra virgem;
  3. Queijos que não tenha sal;
  4. Água de coco fresca;
  5. Suco de beterraba é uma maravilha;
  6. Cereais integrais em integrais;
  7. Não exagerar nos ovos, recomendado no máximo três por semana, deve se levar em conta os ovos nas refeições;
  8. Iogurtes light;
  9. Comer legumes crus e cozidos também é ótimo;
  10. Também é recomendado comer carnes bovinos em geral, no caso das aves deve retirar a pele antes do cozimento;

Alimentos que não é bom comer para que é hipertenso

  1. Azeitonas em conservas, palmito, aspargos;
  2. Tipos de queijos provolone, suíços parmesão;
  3. Amendoim, castanha de caju em conserva;
  4. Todos os tipos de verduras e hortaliças em conserva;
  5. Mortadela, salame, presunto;
  6. Todos os alimentos que tenham muita gordura. Verifique sempre o rótulo;
  7. Embutidos e enlatados em geral;
  8. Maionese, ketchup, molho shoyo, mostarda, molho de pimenta;
  9. Carnes em geral, hambúrguer, carne seca, bacon, charque, salsicha;
  10. Temperos de prontos, aqueles em cubos reduza o uso;
  11. Patês, bacalhau salgado, anchova, sardinhas;
  12. Cuidado com o exagero de bebidas alcoólicas, bebidas energéticas, refrigerantes, sucos artificiais e milk shake;

Claro que não vai deixar de cometer tudo isso, o segredo está na moderação na ingestão de alimentos que fazem mau a sua saúde.

Quais os sintomas da mulher na gravidez?

hipertensão na gravidez

O aumento de pressão na gravidez é uma das principais causas de mortalidade em todo o mundo. Também a hemorragia pós parta está intimamente ligada ao aumento de pressão na gravidez.

Os sintomas da hipertensão são.

  1. Distúrbios visuais com os olhos piscando;
  2. Uma dor do lado do fígado direito;
  3. E a famosa dor de cabeça mas, algumas mulheres confundem essa dor com dor de cabeça comum que é normal em mulheres gravidas. Se caso não passar com medicamentos, pode ser síndrome hipertensa.

Esse aumento de pressão é sempre por parte da mãe e nunca do feto. Mulheres que já tem hipertensão alta antes da gravidez e já fazem tratamentos. Tem mais chance de ter hipertensão alta aguda durante a gravidez.

O acompanhamento médico é a melhor recomendação para verificar sua pressão e não confiar que está tudo bem só porque não tem nenhum sintoma.

O que fazer quando a pressão está alta

Uma pessoa hipertensa que já faz tratamento pode ter uma crise e ter um aumento repentino. A causa pode ser por um mau estar, discussão familiar entre outros fatores que podem desencadear uma crise. Então fique atento nos sintomas da pressão arterial alta.

Os sintomas hipertensivos são; ansiedade com dificuldades de respiração, tonturas, visão embaçada e pulso palpitando forte. Se você se depara com uma pessoa em crise, deve acalma-la conversando com, e se tiver barulho de outras pessoas próximas pede para elas fazerem silencio. Essa pessoa precisa relaxar e pessoas agitando o ambiente só vão piorar a situação.

Outra dica é não deitar a pessoa, deixe ela sentada, isso faz reduzir a pressão no cérebro. Deitado tende a aumentar podendo até acorrer uma lesão mais séria.

Também de bastante água para a pessoa tomar, tomando bastante água ela vai urinar mais rápido eliminando o uma parte do sal do corpo que é responsável pelo aumento da pressão.

E claro chame o socorro para levar a um hospital mesmo depois que a pessoa se recuperar. Essa doença é silenciosas e não deve confiar somente no bem estar que a pessoa apresenta.

Veja agora os sintomas da pressão baixa

A hipotensão ou pressão baixa é um estado mais baixo que o normal. Geralmente a mediação fica em 9×6 ou seja 9 por 6. No geral a Hipotensão não causa danos a saúde mas, pode ser prejudicial se ficar abaixo de 9 por 6.

Os sintomas da hipotensão é: Desmaio, tontura ao se levantar depois de ficar sentado por um tempo. Mulheres magras tem mais probabilidade de ter hipotensão. Se as quedas forem frequentes procure um médico para fazer uma avaliação.

Sintomas de pressão baixa o que fazer?

 Outras duvidas que muitas pessoas tem é se a pressão baixa faz mal a saúde. Assista o vídeo conheça os sintomas, médico revela se é verdade ou mito.

Gostou das dicas? curta Compartilhe Com Mais Pessoas.