Como estudar a bíblia sozinho corretamente

Antes de aprofundarmos nesse assunto responda uma pergunta? Você quer apenas dicas de como estudar a bíblia sozinho, ou ler a bíblia sozinho?. Uma coisa é diferente da outra, a palavra de Deus é composta por 66 livros divididos em duas partes. O velho testamento (Escrituras Hebraicas) e o novo testamento (Escrituras Gregas).

Por ser um livro com muitos livros e capítulos muitos desanimam de ler antes mesmo de chegar a metade. Lendo 5 paginas ou 5 capítulos por dia, em 1 ano consegue terminar a leitura.

O grande desafio é guardar toda essa informação ao término da leitura. Isso acontece porque muitos só fazem a leitura por fazer e não estudam de fato a palavra de Deus. Estudar a bíblia sozinho é um desafio e muitas vezes o entendimento acaba não sendo o correto. O fato é que a bíblia tem muitas profecias e parábolas com significados diferentes do que está escrito. Ela cita muitos lugares históricos que muitas vezes passa despercebido pelos leitores.

O ideal é estudar com quem já tem conhecimento sobre as escrituras e pode te guiar da melhor maneira possível. Dessa forma poupara muito e tempo e o melhor de tudo, vai ter o entendimento exato da palavra de Deus. Então vamos te passar 5 dicas de saber como estudar a bíblia sozinho, continue lendo até o final.

Confira as 5 Dicas de como estudar a bíblia sozinho

Antes de dar continuidade às dicas, deixa eu te fazer outra pergunta. O que acha de estudar a bíblia sagrada no conforto da sua casa escolhendo seu próprio horário de estudo? Sim, isso é possível com o curso online CONHEÇA A BÍBLIA DE CAPA A CAPA.

Esse é um curso em vídeo aulas ministrado pelo presbítero André Sanches. O intuito do programa é capacitar qualquer pessoa no entendimento da palavra de Deus. Como eu disse ler é uma coisa, estudar e intender são outra coisa totalmente diferente. Com um bom planejamento é possível estuda-la de capa a capa, compreender e memorizar o que foi estudado.

Se você quiser saber mais sobre o curso bíblico e experimentar por um mês CLIQUE AQUI.

quero saber como estudar a bíblia sozinho

Agora vamos as dicas como entender a bíblia corretamente.

1 – Comece seu estudo pelo livro de Gêneses

Algumas pessoas e lideres religioso dizem que se deve começar pelo novo testamento. Mas, isso é um erro, o novo testamento cita o velho testamento centenas de vezes. Se você não começar pelo velho (escrituras hebraicas) não vai entender quando for citado nas escrituras gregas que é o novo.

Aliás, sabe por que a bíblia é dividida em Escrituras Hebraicas E Escrituras Gregas? Não sabe, percebe agora a importância de estudar a bíblia com quem já tem muito conhecimento sobre ela?. Por isso indiquei o treinamento online CONHEÇA A BÍBLIA DE CAPA A CAPA.

Mas vou te explicar brevemente o porquê das duas línguas. Na era antes de cristo a palavra de Deus era escrita e copiada pelos escribas na língua hebraica. Mas, no ano de 332 antes de cristo, a Grécia se tornou um potência mundial que dominou muitos povos inclusive os Hebreus.

Com o tempo a o idioma grego passou a ser muito popular. Então a palavra de deus que antes só era escrita em hebraicos passos a ser escrita em grego. E em nosso tempo moderno é chamado de novo testamento.

2 – Não leia só por ler

Como já dissemos existe uma diferença em apenas ler e entender as escrituras. Para um bom entendimento é preciso fazer estudo teológico, leia e reflita sobre o que está escrito. Preste atenção ao contexto, muitas vezes eles são fundamentais para se compreender os parágrafos seguintes. Vai com calma e não passe para o capítulo seguinte antes de ficar claro o que foi estudado antes.

Leia em voz alta, isso vai ajudar a memorizar o conhecimento que está asimilando. Tente se por na história viva como sendo um dos personagens bíblicos.

3 – Se possível tente falar sobre o que está aprendendo

Quando falamos para outras pessoas isso ajuda a memorizar mais rápido a leitura. Por isso, se possível passe esse conhecimento a outras pessoas. Certamente esse é o verdadeiro motivo de Deus ter deixado sua palavra para nos orientar sobre sua vontade.

4 – Faça pesquisa adicional

A bíblia cita muitos nomes de lugares antigos. Faça pesquisa, um estudo teológico para saber onde esses lugares ficam atualmente. Na internet é muito fácil pesquisar lugares citados na bíblia que hoje são povoados por outras nações.

Isso aumenta seu conhecimento, e te torna cada vez mais capaz no manejo da palavra de Deus.

5: Por último quando terminar a leitura completa da bíblia, comece de novo

Ela é uma fonte inesgotável de conhecimento. Cada vez que lê, parece que tem algo novo, sempre estará aprendendo se continuar lendo a palavra de Deus. Apesar de ter sido escrita a muitos milênios atrás, ela ainda é muito atual para nossos dias de hoje. Não é atoa que é até hoje ela é o livro mais vendido e impresso de todos os tempos.

E se você quiser um estudo bíblico avançado, não se esqueça de conhecer o curso bíblico online A BÍBLIA DE CAPA A CAPA. Com ele poderá ir direto ao ponto acelerando seu aprendizado da bíblia sagrada.

Como entender a bíblia

Quer conhecer as escrituras de capa a capa?

curso biblico

Se gostou das dicas de como estudar a bíblia sozinho, compartilhe com seus amigos.